quinta-feira, 17 de junho de 2010

SE AO MENOS EU PUDESSE...


Ai, se eu pudesse…
Trocaria num ápice a cidade pelo campo…
Trocaria a correria e a vida agitada, pela paz e pelo sossego…
Trocaria o ar poluído, pela inalação do ar puro e vivificante da intocada natureza…
Trocaria o barulho dos automóveis, pelo alegre chilrear de tanta espécie diferente de aves…
Trocaria o ar sisudo das pessoas, por um largo e sincero sorriso dos habitantes da vila…
Trocaria a desumanização das gentes da cidade, pela solidariedade e amabilidade dos Salvaterrenhos…

Trocaria o liso passeio, pelo piso incerto da calçada romana…
Trocaria a água engarrafada pela pureza da água da Fonte da Ribeira…
Trocaria a praia super lotada, pela margem do rio Erges…
Trocaria o vislumbrar de tanto edifício de betão, pelos montes e vales a perder de vista…
Trocaria o pão cheio de conservantes, pelo pão tradicional…
Trocaria a ida segura a uma frutaria, pelo apanhar e picar das amoras…
Trocaria os legumes e frutas sem sabor, que se estragam em poucos dias, pelo doce e saudável sabor de uma fruta apanhada de colher…

Trocaria o perigo para uma criança, de brincar nas ruas, pela liberdade de brincar pelos campos…
Trocaria as noites a ver televisão, pelas noites a ver as estrelas…
Trocaria o relógio, pelo sino a cantar as horas na Torre do Relógio…
Trocaria o despertar assustado ao som do ruidoso despertador, pelo despertar ao som do cantar de um galo…

Trocaria o Sol a nascer escondido atrás de um prédio, pela beleza de se ir mostrando no horizonte…
Trocaria a falta de tempo, pelo tempo que no campo dá para tudo…
Assim é a vila de minha vida… Tudo isto e muito mais…
Trocaria minha vida na cidade, pela vida em Salvaterra…

Ai, se ao menos eu pudesse…

Escrito por Cristina R., do blog Uma aldeia perdida por entre montes

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Cristina:

    Cada vez mais é um privilégio poder viver na nossa terra. Acredito que gostarias de lá estar para desfrutar cada minuto da tua vida, quem sabe um dia se proporcione, pois querer também é poder!

    Espero que gostes o nosso livro, acabadinho de ser enviado para ti.

    Bjs Susana

    PS: Ainda não me esqueci da promessa do ano passado: um encontro no festival da melancia. Este ano é em Agosto. Conto contigo lá no Ladoeiro!

    ResponderEliminar
  3. Olá Cristina

    Li devagar e pausadamente este seu excelente texto.

    Como eu a compreendo!

    Sinto o mesmo...

    Assino por baixo.

    Parabéns!

    É lindo! Muito lindo.

    Oxalá, se não agora, que um dia...possa realizar o seu sonho.

    Quem sabe?

    Um abraço

    viviana

    ResponderEliminar
  4. Que texto lindamente triste, Cristina...
    Senti em cada palavra a saudade de uma vida já vivida, e agora modificada.

    "Ai, se ao menos eu pudesse..."
    E quem disse que não pode ? O povo português, corajoso por essência, sempre saiu de sua terra para buscar o Eldorado em lugares distantes. Muito mais fácil é voltar para sua aldeia natal !

    Parabéns pelo emocionante texto !
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Olá, Cristina!

    A vida tem muitos "ses" e este é um deles!
    Servem estas blogagens, e não só, para dar-mos largas aos nossos desejos e sonhar, o que também faz muito bem, ao corpo e à alma...

    Também eu, ai, se pudesse...
    Dizem que querer é poder
    mas quem diz isso esquece
    que não basta alguém querer.

    E se a dúvida, decerto,
    a todos nós se coloca,
    é certo, mas mesmo certo,
    ganharíamos com a troca.

    Ninguém nos levaria a mal,
    nem a ideia era descabida,
    só procurávamos, afinal,
    melhor qualidade de vida!

    Para da minha terra falar,
    eu faço-o, mas quase a medo,
    a vida me fez dela abalar
    e abandoná-la muito cedo!

    Abraço e Salvaterra sempre!
    João Celorico

    ResponderEliminar