domingo, 27 de junho de 2010

CORTECEGA, “UMA ALDEIA EM MOVIMENTO”


Fui convidada para estar presente no primeiro encontro de blogger a realizar no dia 10/6/2010 em Trancoso. Este convite foi uma surpresa para mim, pois, quando criei este espapaço em 2008 a minha intenção era falar um pouco da minha aldeia e das actividades ali realizadas ao longo do ano.
Embora este evento se realiza-se a mais de 390 Km da minha residência nada me podia impedir, aceitei a agarrei esta oportunidade para vos poder falar e mostrar o quanto é lindo o sítio onde nasci e as maravilhas da Natureza que o rodeiam.
Mas tudo isto não seria possível sem a ajuda do meu marido e filhas e amigos. A todos muito obrigada.
Origem, localização e vida
Existe uma divertida história antiga acerca da origem do nome da aldeia. Conta-se que a aldeia se chamava apenas ‘Corte’. Mas uma vez, há muito tempo, um residente da aldeia deslocou-se para o mercado de Góis para aí comprar uma suína. No regresso a casa, reparou que a suína era cega. Assim o aldeão disse para o animal:”Caminha para Corte, cega!” Conta a história, que daí em diante, a aldeia ficou conhecida como Cortecega.
Situada no coração de Portugal, é uma pequena aldeia do concelho de Góis, Distrito de Coimbra (cidade dos Doutores), região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte. Fica a 4 km da vila de Góis e a 45 km da cidade de Coimbra. Tem o privilégio de estar rodeada por vales e montes verdejantes e é constituída por uma mistura encantadora de velhas e novas casas, umas ainda de xisto, outras pintadas de branco, amarelo e azul. A Rua Principal desce ziguezagueando para uma velha praça por entre edifícios de xisto.

Ainda que a aldeia tenha poucos habitantes (11residentes permanentes) apresenta um ambiente activo e com a dinâmica própria do mundo rural. As pessoas tratam das suas tarefas diárias e param para conversar uns com os outros. Os habitantes são, na sua maioria, idosos pensionistas, mas que praticam agricultura de subsistência ou agricultura familiar, cuidam dos animais e ainda cozem a broa no forno de lenha. Rara é a família que não tem uma parcela de terra ocupada por batatas, alfaces, couves de diversos tipos, feijão (seco e verde), milho, trigo, árvores de fruto: cerejeiras, macieiras, pereiras, videiras... Muitas famílias fazem também criação de animais: ovelhas, cabras, galinhas, abelhas, resultando daí inúmeros benefícios, por exemplo, carne, mel leite, ovos, bem como a produção de estrume que é um excelente fertilizante dos terrenos agrícolas.
Há uma capela no meio da aldeia, dedicada à Nossa Senhora das Neves e a antiga ‘Eira do Povo’ que depois de restaurada é agora a área das festas verão. Recebe vem quem a visita, agora com poucos habitantes. Mas, já teve muita gente, chegou a haver um grupo folclórico com cerca de 30 elementos todos desta aldeia, percorrendo o país representando assim as suas tradições. Éramos e somos todos uma família.

Associação Desportiva e Cultural de Cortecega
A par desta dinâmica muito própria, nesta aldeia foi criada a Associação Desportiva e Cultural de Cortecega cuja constituição data de 22 de Outubro de 1996. Sem fins lucrativos, ela tem cerca de 130 associados. Foi criada para promover o convívio social da população residente e visitante e é dinamizada por um povo muito empreendedor e com um profundo espírito de associativismo. Foi no dia 19 de Julho de 1998 que colocámos a 1.ª pedra daquele que, naquela altura se sonhava que viesse a ser o nosso Centro de Convívio, onde nos pudéssemos reunir para conviver e ali desenvolver actividades recreativas e desportivas, à semelhança do que víamos noutras aldeias. A seguir, fundamos uma hospedaria no 1.º piso.


Neste momento, a associação conta com: uma sala para mais ou menos 200 pessoas, uma cozinha, despensa, Bar, escritório, WC e mais duas divisões para arrumos. A hospedaria tem: 6 quartos com 2 e 3 camas cada, todas com WC privativo, uma cozinha (com um frigorifico um microondas e mesa), uma sala (com televisão mesa e sofás), casa das máquinas, casas de banho para deficientes etc.… Já reúne as condições necessárias para ali se poder passar umas pequenas férias. No exterior: podemos ver algumas mesas e cadeiras, Hoje já podemos contar com a sombra das árvores ali plantadas.
A enorme Casa do Convívio situa-se na Estrada Principal, à entrada da aldeia, abre aos fins-de-semana. Nestas instalações fazem-se também, com marcação antecipada, almoços e jantares para o máximo de 200 pessoas. Ao longo do ano são realizados vários convívios. Os mais relevantes são:

• Festas em honra de N. S. das Neves no primeiro fim-de-semana de Agosto
• Almoço da Amizade em Março/Abril,
• Concentração dos Motards em Agosto (participação de cerca de 20 mil motards)
• Encontro de concertinas, Almoço das vindimas em Outubro
• Passagem de ano entre outros.
• Jogos tradicionais: Torneio de tiros aos pratos
• Passeios todo-o-terreno.

A união e o empenho caracterizam estas gentes (em que eu própria me incluo) que, desde sempre, procuraram reunir esforços em prol do desenvolvimento social e económico da sua Região e, ao longo dos anos têm sido e continuam a ser impulsionadores de um maior bem-estar, de melhor qualidade de vida das populações e do meio a que pertencem.

É interessante recordar que…
Outrora (finais dos anos 70, inícios dos anos 80), a pavimentação das ruas da aldeia, o saneamento básico, a electrificação das habitações e das ruas foram trabalhos árduos realizados de forma mais célere, graças ao empenho e persistência de algumas das pessoas que actualmente constituem a Associação Desportiva e Cultural de Cortecega.
Há cerca de 20 anos atrás, havia um moinho, a cerca de 2km de Cortecega, junto ao Rio Ceira, num lugar chamado Javiel. As mulheres costumavam carregar o milho em cestas por cima da cabeça para moer no moinho. Depois deixou de funcionar e hoje está em ruínas, no entanto outro foram reconstruídos, sendo hoje um ponto de referência do passado.

Lenda “A Buraca dos Mouros”
No monte acima da aldeia existe uma mina chamada “A Buraca dos Mouros”. Um conto tradicional diz, que no passado tinham vindo os Mouros para a aldeia e os habitantes tentaram fugir. No entanto, os Mouros capturaram um homem, penduraram-no numa figueira e espetaram-no com garfos de ferro. Entretanto, uma mulher com os seus dois filhos fugiu, descendo pelo carreiro que leva ao rio até a “Lapa da Fonte”, escondendo-se por baixo deste espécie de gruta. Os Mouros tinham observado a fuga e procuravam a mulher e os filhos. Eles chegaram a estar mesmo por cima da “Lapa da Fonte” mas a mulher e as suas crianças mantiveram silêncio. E só muito mais tarde, já era de noite, quando ela tinha a certeza que os Mouros tinham ido embora, ela deixou o esconderijo e regressou acompanhada pelos filhos para a aldeia. O local encontrava-se deserta porque todos os habitantes tinham fugido e os Mouros tinham ido embora. Estavam os três salvos. No dia seguinte, os habitantes regressaram.

Escrito por Eugénia Santa Cruz, do blog Cortecega - Notícias da minha Terra
No Encontro de Bloggers do dia 10/06

6 comentários:

  1. Olá Eugénia!
    Louvável a atitude do povo de Cortecega. Quem tem oportunidade de ver a força, a união, o empenho com que se dedicam à sua causa, o amor à sua terra, sempre a lutar pelo engrandecimento da mesma. Eu que já tive a oportunidade de ver e sentir como se unem e trabalham em comunidade pelo bem estar de toda a sua gente,é realmente invejável. Prova inegável é o esforço bem patente aqui nos seus postes,da nossa amiga Eugénia, sempre a lutar e a trabalhar pelo bem estar da gente da sua terra, uma luta sem fins lucrativos para a sua carteira, Mas basta apenas o sentir que o esforço do seu trabalho é compensado com a realização de pequenas coisas, que ao longo do tempo se tornam em grandes obras. Nos dias de hoje já é uma raridade ver uma comunidade tão unida e esforçada como a do povo Corteceguense. Força amigos continuem assim, o vosso esforço será compensado, pelo bem estar de todos vocês.
    E acreditem que irei aparecer mais vezes por entre a vossa comunidade.
    Um abraço
    Acácio Moreira

    ResponderEliminar
  2. Olá Eugénia!

    Decerto não há palavras para descrever o grande amor e dedicação pela tua terra. Só quem ouviu a tua voz no encontro de blogguers sabe do que falo.

    Não me esqueci do teu pedido sobre o teu blogue. Quando quiseres envia os dados que trato da "cara nova".

    Olha a Lenita está um pouco adoentada. Possivelmente não vamos encontrá-la por aqui nos próximos tempos...espero que melhore rapidamente!

    Bjs para ti e para a tua fantástica família!

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo Acácio, não sei como agradecer as suas palavras amigas, as quais me dão muita força para continuar a lutar pela divulgação da minha terra e do nosso concelho.
    O Acácio também divulga bem a sua linda aldeia “Carvalhal do Sapo” e juntos divulgamos o nosso concelho, pois quem não viu o sei video pode vê-lo no seu blogue, e ai comprovar o que estou a falar. Tem fotos lindas que demonstram bem algumas das marivilhas do nosso lindo concelho de Góis.
    Susana, a si sempre uma palavra de agradecimento, pela maneira como nos recebeu e tambem pelo seu espectacular trabalho divulgado, tanto no livro que lançou “Aldeias Históricas D Portugal”, como nos vários meios atraveés da internet, inclusive o seu Blog.
    Um bem haja a todos, e claro para si Acácio, Cortecega passou a ser um ponto de paragens obrigatória, pois a minha aldeia já o adoptou como um grande amigo.
    Susana, espero a sua visita e da sua familia, assim como de todos aqueles que nos queiram visitar.
    Cortecega espera-vos!
    Um beijo
    Eugenia Santa Cruz

    ResponderEliminar
  4. Olá, amiga Eugénia!
    Pois, é!
    Não deixaremos de falar da nossa terra, até que a voz nos doa!

    A Eugénia, de Cortecega
    de apelido Santa Cruz,
    a sua terra não nega,
    terra onde viu a luz

    Coisas do passado ela conta
    e do presente, ainda duro,
    tudo isso ela nos aponta,
    e por vezes, até o futuro

    E esta é a grande verdade,
    que a sua prosa encerra,
    ela nos abre, com amizade,
    as portas da sua terra.

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Obrigada meu amigo
    Do fundo do coração
    Pois só pode ser boa pessoa
    Tem o nome do meu irmão

    João é o vosso nome
    A seu jeito demonstram com alegria
    Um com a sua linda voz canta
    O outro com a sua bela poesia

    Ao ler a sua poesia
    Há muito que vi… tem jeito
    Transmite-nos o que lhe vai na alma
    E o que sente dentro do seu peito

    As nossas lindas aldeias
    Trazemo-las sempre no coração
    Nelas nascemos e crescemos
    Falar delas é sempre uma emoção

    Um Abraço,
    Eugenia Santa Cruz

    ResponderEliminar
  6. Eugênia, você nem imagina como fico sensibilizada ao ver essas aldeias tão lindas e pequeninas, mas cheias de vida e dedicação de seus poucos habitantes !

    Eu moro em uma cidade que é considerada pequena, com seus 42 mil habitantes, e fico imaginando como deve ser tão diferente morar em um lugar onde todos se conhecem e convivem...

    Parabéns pelo seu trabalho de divulgação e amor à sua terra, que é linda, tão cercada de verde.

    Beijo

    ResponderEliminar