quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aprenda a escolher o vinho ideal para acompanhar uma refeição com os seus amigos!

Os vinhos tintos são os mais indicados para os pratos bem condimentados, massas, risotos e carnes vermelhas. Para as carnes mais fortes sugiro um vinho mais leve, para as massas ou carnes mais leves sugiro um tinto mais encorpado. Com peixe estufado ou em caldeirada, convém apresentar vinhos tintos ligeiros (ou mesmo encorpados, se a caldeirada for picante). As carnes vermelhas e a caça, assadas ou guisadas ou em pasta (tortas recheadas, empadas), devem ser acompanhadas por vinho tinto encorpado. As carnes assadas também combinam com vinhos espumosos secos, mas com carnes grelhadas ou assadas (desde que sem molho) aconselho vinho tinto leve. Com queijos fermentados (crus) servem-se vinhos tintos fortes. Queijos de pastas cozidas (tipo gruyére) pedem vinhos tintos mais leves. Os vinhos tintos são os mais indicados para os dias frios, pois em relação á temperatura a que deve ser servido não necessitamos de ser muito rigorosos, mas contudo devemos manter o vinho longe do sol ou de locais muito quentes pois pode alterar o sabor do vinho.

Os vinhos brancos são os ideais para acompanhar os pratos de peixe, carnes brancas, com alguns queijos e com saladas. O vinho branco seco é o mais indicado para acompanhar as refeições, por outro lado o vinho branco doce é mais indicado para sobremesas com fruta e doces. Com as entradas deve ser servido vinho branco seco, vinho verde branco, vinhos generosos secos ou ainda vinhos espumosos secos. Os mariscos e peixe servem-se, normalmente, com o mesmo vinho servido para os aperitivos (vinho branco seco ou verde) ou, se forem acompanhados por molhos picantes, com vinho branco suave, adamado. Com doces não alcoolizados servem-se vinhos doces brancos, espumosos doces ou ainda generosos doces e meio-doces. Com os doces confeccionados com licores ou aguardentes, só devem servir-se as bebidas utilizadas na sua preparação. Com queijos frescos servem-se vinhos brancos suaves. Este tipo de vinho deve ser servido muito gelado.

O vinho Rosé é o indicado para alimentos leves e saladas, podendo também ser tomado como aperitivo. Este vinho deve ser servido bem gelado.

Todo o vinho deve ser servido em taças, o vinho tinto em taças maiores, o vinho branco e rosé em taças menores. Um aspecto muito importante é que qualquer tipo de vinho deve ser sempre servido em taça transparente, para que assim se veja e aprece a cor da bebida.

Escrito por Susana Amaro
Se acha este texto o melhor, vote nele na caixa de votações presente na barra lateral e aproveite para comentar aqui.

2 comentários:

  1. Espero que, tanto o branco como o tinto, não estraguem o meu comentário!

    Será branco, será tinto?
    Preciso um grande estudo.
    É verdade! Eu não minto,
    só sei é que troco tudo!

    E a outra, a aguardente?
    Quando é que a gente a bebe?
    Será com uma comida quente
    ou com uma comidinha leve?

    E que tal, o peixe assado,
    saído do forno, bem quente?
    Esse é preciso o mestrado,
    tirado na Independente!

    E se for com vinho afamado,
    bebido até ao último pingo?
    Tenho de tirar o mestrado,
    de preferência ao domingo!

    Os brancos ideais para isto,
    tintos melhores para aquilo.
    Eu, não quero saber! Desisto!
    Para mim, é igual ao quilo!

    O vinho em taças maiores
    ou nas pequenas bebido,
    é uma questão de valores.
    É conversa sem sentido!

    E para tudo esclarecer
    e terminar este enleio,
    meus senhores, vamos beber.
    Para mim, o copo é cheio!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  2. Caro João: Na realidade a linguagem dos vinhose toda a etiqueta que envolve, era o suficiente para tirar um curso sobre a matéria... nem sempre a gente simples ,como nós entende muito dessas coisas...a melhor solução é mesmo enchero copo e beber...

    Gostei da honestidade !
    Abraço, Susana(agora não sei se a Susana Amaro vai gostar da nossa conversa...se calhar vai bater-nos...)

    ResponderEliminar