segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Festas do Povo de Campo Maior

Com alguns meses de antecedência concebe-se o projecto de ornamentação da rua. Depois, as resmas de papel vão sendo transformadas em flores para os canteiros e cordas para o tecto. Horas e horas de trabalho cujo produto vai sendo armazenado, calculadas as quantidades por pessoas experientes nesta tarefa, para que não haja falhas no dia em que elas serão colocadas na rua.


Na véspera do início da festa, todos os vizinhos, a que se juntam as visitas que vão chegando e enchem as casas, vão para a rua fazer a “enramação”. Todo o material vem par a rua e, já colocada a armação de paus e de arcos de madeira, são estendidas as cordas de flores, de franjas, ou lenços que vão fazer o tecto da rua. Este trabalho exige força e destreza e, por isso, é realizado pelos homens. Só depois desta fase terminada e já bem adiantada a noite, se colocam as flores mais trabalhadas que hão-de ficar ao nível da vista de quem passa. Nesta noite praticamente ninguém dorme. Diz-se na vila que, por essa altura, os doentes melhoram e os próprios moribundos adiam a hora de partir. A verdade é que, não costuma morrer ninguém no período das festas.

Quando a manhã nasce é altura de ver como ficaram as outras ruas. A vila aparece transfigurada pelo colorido dos tectos, pela variedade das flores, umas inspiradas em flores naturais, outras fruto da imaginação e da criatividade de quem as fez e, ainda, por uma variedade de objectos feitos de papel.

Com o avançar do dia, as festas deixam de ser só dos campomaiorenses. É a altura dos muitos forasteiros admirarem um trabalho único e irrepetível, como é próprio de tudo o que é artesanal.

A Rua de S. João nas Festas do Povo de 2004

Texto escrito por Júlia, do Blogue: Tejo e Odiana
Campo Maior, Distrito de Portalegre

Se acha que este texto é o melhor, vote nela na caixa de votações presente na barra lateral e comente aqui.r. Quem sabe sai daqui o melhor comentário do mês.

5 comentários:

  1. Nunca assisti a estas festas. Há uns anos cheguei a planear ir assistir mas uma cirurgia impediu-me de ir.
    A família foi e trouxeram-me uma recordação.
    Espero que um dia lá possa ir.
    Um abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Cara Júlia:
    Fiquei deslumbrada com a vossa festa, só pelas fotografias! Este ano talves não seja possível, mas quem sabe no próximo ano possa conhecer essa festa tão linda!
    Obrigada pela sua participação!
    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  3. Elvira e Susana:
    São, de facto, festas deslumbrantes! No meu post, dada a limitação do texto, só referi o que acho mais interessante que é a fase de preparação da festa. Claro que o produto é uma coisa que as fotos não conseguem ilustrar na totalidade. São ruas e ruas completamente transfiguradas, cada qual de sua cor, com flores diferentes e composições originais.
    Durante uma semana a vila é invadida por milhares de pessoas que vêm admirar a criatividade e a arte de transformar o papel em flores.
    Só vendo se tem a noção exacta do que é este evento que, infelizmente, não acontece com grande regularidade. A última edição foi em 2004 e não se sabe quando se volta a realizar.
    Ficam as fotos para recordarmos que elas existiram.
    Abraço para as duas
    Júlia

    ResponderEliminar
  4. Festas de Campo Maior,
    como estas não há igual.
    São as Festas mais bonitas
    que já vi em Portugal.

    A quadra não é minha mas diz tudo sobre estas festas. Para quem nãp conhece recomendo uma visita...quando o povo assim decidir, sim porque por alguma razão se chamam Festas do Povo.
    Esperemos então que o povo decida...que 2010 é um bom ano para enramar as ruas!

    ResponderEliminar
  5. Que um comentário lhe deixe
    foi a tarefa pedida,
    por isso, amiga, não se queixe
    se não for à sua medida!

    Voltas e voltas à cabeça
    e melhor coisa não me sai.
    Mesmo que, amiga, não mo peça,
    o meu comentário, ele cá vai!


    Resmas e resmas de papel
    de cores. São uma beleza!
    Flores, são retrato fiel,
    parece mesmo a Natureza!

    E pelo colorido do tecto,
    que se estende pela rua,
    do céu temos um aspecto
    estranho, e sem a Lua!

    Porque havia d’alguém morrer?
    Essa ideia não presta!
    Pois do Além não se pode ver
    festa, tão bela, como esta!

    De papel, estas flores,
    imitando elas cada flor,
    fazem ser festas maiores
    as festas de Campo Maior!

    E na rua de São João,
    com este aspecto novo,
    é grande a admiração!
    As Festas são do Povo!

    João Celorico

    ResponderEliminar