segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Capeia Arraiana – uma tradição exclusiva da raia sabugalense




Perde-se na noite dos tempos a origem da capeia arraiana como peculiar forma de lidar o touro. Esta peculiar tourada, que tem como grande originalidade um instrumento chamado forcão, apenas existe numa estreita faixa do concelho do Sabugal, ao redor da linha fronteiriça com Espanha.

Trata-se de um espectáculo único no mundo que, progressivamente, foi ganhando expressão e hoje, graças a manutenção dessa tradição, constitui uma imagem de marca daquele concelho raiano.

O forcão é um enorme triângulo formado com paus de carvalho, cortados e aparelhados a preceito. Na parte frontal, onde o touro investe, são-lhe colocadas as «galhas», que consistem em varas bifurcadas atadas com cordame. São necessários 20 a 30 homens de boa compleição física para o movimentarem, e com ele desafiarem o boi. A técnica consiste em saber rodopiar ao sabor das investidas do animal, evitando sempre que o mesmo contorne o aparelho ou consiga saltar-lhe para cima ou meter-se-lhe por baixo. Na manobra é crucial o papel do «rabejador», por norma homem alto e forte, que lá atrás, agarrado ao vértice do triângulo, é o verdadeiro timoneiro da aventura.

Antes da capeia propriamente dita, feita no largo da aldeia, realiza-se o «encerro». Tal espectáculo consiste no transporte e recolha do gado bravo para um curral no centro da aldeia, de onde sairá depois para a praça improvisada. Os touros vêm a pé, de lameiros afastados da terra, escoltados por cavaleiros, e entram em correria triunfal pelas ruas, com a população correndo também ou apinhada nos patamares das casas aplaudindo os touros e os garbosos cavaleiros que os acompanham.

Por antiquíssima tradição o calendário anual das capeias nas terras raianas do concelho do Sabugal inicia-se na Lageosa, a 6 de Agosto e termina a 25 do mesmo mês em Aldeia Velha. São pois 20 dias de intenso frenesim.

Pelo meio sucedem-se as touradas nas restantes aldeias. Aldeia do Bispo e Soito não perdem tempo, seguindo-se Alfaiates, Aldeia da Ponte, Ozendo, Forcalhos, Vale de Espinho, Fóios e também, mais recentemente, Rebolosa, Ruivós e Vale das Éguas.

A capeia é uma tradição que por si só constitui uma imensa potencialidade que o Sabugal pode e deve aproveitar para se projectar no futuro.


Paulo Leitão Batista, do blogue Capeia Arraiana.
Festas e tradições do concelho de Sabugal, Guarda


Se acha que este texto é o melhor, vote na caixa de voto na barra lateral e já agora aproveite para o comentar. Quem sabe sai daí o melhor comentário do mês.

2 comentários:

  1. Essa tradição, de facto é unica! Ainda não tive a oportunidade de presenciar ao vivo, mas já ouvi e li muito sobre essa tradição. Espero que essa tradição continue e perdure tempos infinitos.

    Parabéns pela sua participação e obrigada por aceitar o meu convite!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  2. Que um comentário lhe deixe
    foi a tarefa pedida,
    por isso, amigo, não se queixe
    se não for à sua medida!

    Voltas e voltas à cabeça
    e melhor coisa não me sai.
    Mesmo que, amigo, não mo peça,
    o meu comentário, ele cá vai!


    Brinquem entre os mais,
    e esqueçam a tradição,
    pois os pobres animais
    já muito eles nos dão!

    Diz, exclusiva a tradição!
    Argumento que não é novo.
    Só se invoca essa razão,
    p’rás tropelias do povo!

    Tradição em homenagem
    ao boi, esse coitado.
    Será que algum personagem
    gostava de ser capeado?

    Eu tenho que, cá para mim
    e, digo-o por ser verdade,
    que as pessoas, essas sim,
    têm grande potencialidade.

    João Celorico

    ResponderEliminar