quarta-feira, 10 de junho de 2009

Monsanto para Heriberto, um sevilhano


Heriberto Vera é um cidadão espanhol, de Sevilha, que escolheu a aldeia de Monsanto para trabalhar e morar. Recentemente tomou posse da Pousada de Monsanto, conhecida por “Divinus Monsanto”, na qualidade de gerente do estabelecimento.Para além de patrocinar esta iniciativa da Blogagem Colectiva"Aldeia da Minha Vida", com a oferta do prémio de um fim-de-semana na sua Pousada para duas pessoas, Heriberto faz questão de participar com o seu testemunho sobre a sua aldeia de eleição, numa entrevista promovida pela Olho de Turista, em Maio deste ano.É obvio que este texto não será alvo de votação, mas quem quiser fazer comentários, pode fazê-lo .


Entrevista a Heriberto

OT (Olho de Turista): O que faz um espanhol vir para Portugal, mais concretamente a Monsanto?

H (Heriberto): Estava a trabalhar em Espanha numa empresa de Gestão e um dia vi um anúncio a oferecer um posto de trabalho em Monsanto. Enviei o meu currúculo, fui seleccionado e vim para cá. Comecei a trabalhar aqui ( Pousada) a 14 de Julho de 2008.

Quando cheguei a Monsanto, depois de dar uma volta, o primeiro impulso, foi pegar no meu carro e voltar para Sevilha. Pensei:”O que faz um espanhol, de uma grande cidade, como Sevilha numa aldeia portuguesa, perdida no espaço e no tempo?” Contudo, após a primeira noite que passeei e dormi em Monsanto, fiquei “enfeitiçado”. Fiquei “enamorado” de Monsanto. Viver em Monsanto é fantástico. As casas e as ruas são feitas de pedra. Há muitas pessoas com muita sabedoria popular, com muitos anos e que conservam parte dos costumes e da cultura de Monsanto. Isto na maioria das populações está perdido e aqui está vivo. As pessoas são muito simpáticas e muito solícitas. Estão sempre prontas para ajudar e contar histórias de Monsanto. Agora só saio de Monsanto quando, um dia falecer. Para mim, Monsanto já está entranhado na minha pele. Se vocês ficassem aqui uma semana também ficariam encantados com Monsanto. Além disso, é muito tranquilo.

Há uma relação muito boa e mútua entre a população e a Pousada.
Uma não consegue viver sem a outra. Por isso estou tranquilo, quanto ao futuro da Pousada.

Entrei como funcionário em 2008 e a partir de Abril deste ano, passei a gerir a Pousada.
Como novo gerente, tenho objectivos para cumprir no prazo de dois anos, que incidem especialmente no melhoramento da qualidade de prestação do serviço aos nossos clientes.

O lema da pousada é: ser simpático e prestável ao cliente, aos turistas e a todos que nos visitam. Procuramos que se sintam em casa. Não quero que o cliente seja o turista do quarto 103, mas sim o senhor “António Oliveira”. Criamos uma relação de amizade e de cumplicidade com cada cliente. Há clientes que me telefonam, antes de virem de novo, para que eu os ajude a encontrar lojas típicas, ou de lembranças, etc. Um serviço personalizado, como o nosso é difícil de encontrar, inclusive nas rejeições que confeccionamos, temos o cuidado de saber as preferências do cliente. Queremos que o cliente se sinta confortável , tenha o prazer de apreciar a nossa pousada e vontade de regressar. Queremos que se sintam em sua casa.

OT: Há pouco falou de serviço. O que entende por serviço?

H: O serviço resume-se a esta frase: “ Quero que o cliente, ao entrar pela nossa porta se sinta como se estivesse em sua casa”. Queremos que o cliente se sinta cómodo, confortável e a seu gosto e esqueça os seu problemas e preocupações enquanto está aqui.Nós hoteleiros somos vendedores de ilusões. Quando vamos de férias ou de fim de semana compramos uma ideia e uma imagem do local para onde vamos. Contudo como vamos explicar à priori as sensações de conforto e de bem estar que o cliente vai sentir aqui?Queremos que o cliente se sinta bem e isso transmite-se aqui no decurso da estadia. Ele vai sair daqui e dizer: estive em Monsanto e adorei! É um local fantástico e estive numa Pousada de sonho! São super amáveis. Se necessito de algo, eles procuram logo satisfazer-me. Quero que cada cliente seja meu vendedor de sonhos e de ilusões e desta terra também.

OT: Em termos de projectos para o futuro há alguma coisa que gostaria de fazer nos próximos anos?

H: Há vários projectos para a Pousada e para Monsanto. Uns promovidos pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e pelo Turismo de Portugal, outros por minha conta. Pretendemos arranjar fisicamente a Pousada, com algumas obras para a melhorar.Também gostaria de ministrar alguma formação especializada aos meus colaboradores. Aprender deve ser uma constante. Nós tentamos aprender com cada cliente, porém há que ter também uma formação de base, para que possam satisfazer os clientes.

O projecto que tenho é crescer em termos de serviço e qualidade servidos ao cliente, já que não posso crescer fisicamente, dados os limites do edifício.Por fim o meu projecto final é ter amigos que nos queiram vir visitar em sua Casa.
Este é o meu projecto de fundo





.






Para reservas e informações,
Telefone: 277 314 071
E-mail: pousadamonsanto@hotmail.com

Escrito por Susana Falhas

6 comentários:

  1. Lamento ser eu a estragar a festa mas tendo em conta que na caixa de comentários da herminia de sao Pedro do Sul há 4 votos (supostamente de pessoas diferentes... )com uma diferença de 3 minutos entre cada um, dificilmente se acreditará que foram votos realmente efectuados por pessoas diferentes. Basta dar uma leitura aos comentários para, se nao formos ingenuos, chegar a esta conclusão...

    Afinal, o que impede as pessoas de inventarem nomes e e-mails? Ou de usarem nomes, e-mails, blogs, que comhecem, sem que o verdadeiro autor do e-mail/blog saiba?

    Eu posso por exemplo ir à minha lista de contactos d e-mail e produzir aqui dezenas de votos válidos ou usar identidades de outros blogeiros, sem que estes saibam.

    Os e-mail devem ser verificado, sob pena de as votações serem meramente artifciosas!

    Ou melhor ainda criem um POLL para a votação, onde se pode impedir que pessoas com o mesmo IP votem mais que uma vez.

    Isabel Bragança

    ResponderEliminar
  2. Isabel, A organização está atenta a essas situações. Nesse tipo de situações , como consta na barra lateral(Como votar), os votos são considerados nulos.

    Obrigada pelo seu comentário

    ResponderEliminar
  3. A última vez que estive em Monsanto foi há mais de 10 anos.

    Fiquei impressionado com a imagem das casas emparedadas por enormes penedos de granito e deslumbrei-me com o ambiente marciano das ruínas da capela de S. Miguel. Recordo-me, ainda, do ambiente austero das muralhas. Ali, sentimo-nos esmagados pelo peso da História. As pessoas de Monsanto são extremamente simples e muito prestáveis. Lembro-me de lá ter comprado um adufe.

    Desejo sorte ao sr. Heriberto na sua aldeia de eleição, tão longe e tão perto da sua terra natal. Afinal, se bem me lembro, do alto das muralhas de Monsanto vêem-se terras de Espanha!
    Tudo indica que o ilustre entrevistado reúne os melhores requisitos da sua profissão, dada a sua relação de proximidade com os clientes. Criar um ambiente familiar parece ser o seu lema.

    Parabéns à Susana pela entrevista. Uma verdadeira profissional.

    José Pinto

    ResponderEliminar
  4. J.Pinto: Muito obrigada pelas suas palavras!

    De facto o sr, Heriberto adoptou esta linda aldeia, não só pela História que ela carrega, mas especialmente pela população, que no primeiro instante o acolheram, como um dos seus!

    Tens razão quando te refers ao lema da Pousada de Monsanto, que é dirigida pelo Sr. Heriberto.

    O seu segredo é este: " Quero que o cliente, ao entrar pela nossa porta se sinta como se estivesse em sua casa”.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Não me admira que este Senhor se tenha apaixonado, por tão bela aldeia que é essa de Monsanto. Eu a primeira vez que a visitei,fiquei tão deslumbrada que o meu pensamento acarca dela foi o seguinte:
    Imaginei-a uma donzela, virgem, no dia do casamento, na sua ída até á igreja, todos a vir vê-la com orgulho e não conseguirem tirar os olhos dela, é uma noiva linda, que nos enfeitiça a todos.

    Parabéns pela entrevista, gostei que o lema seja bem servir, pois a aldeia ganhará e os visitantes da Pousada transmitirão aos amigos o modo como foram bem acolhidos.

    Um abraço para os dois
    da Natalia Nuno

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Susana.
    Irei acompanhando os resultados :)

    Beijinho para si

    ResponderEliminar