quarta-feira, 10 de junho de 2009

Lapas

A minha aldeia, é uma das freguesias da cidade de TORRES NOVAS, situa-se a 2 quilómetros desta cidade e chama-se LAPAS.

Assim chamada, porque assenta em cima de grutas (lapas), dizem os historiadores terem sido escavadas pelos Cristãos para se esconderem dos Romanos, mas também outros dizem que já são do tempo dos Mouros.Estas grutas tornaram-se um sítio misterioso, do qual surgiram muitas lendas.A aldeia tem a Igreja da Nª. Sª. da Graça « que é a padroeira», a igreja foi edificada no ano de 1550, o povo é muito devoto.
No passado a economia baseava-se na agricultura, mas hoje é baseada essencialmente no comércio e na indústria devido á evolução e ás fábricas agora existentes.
Mesmo assim o seu chão, ainda dá bom pão, azeite, vinho e os famosos figos que se vendem secos. A minha aldeia é banhada pelo rio ALMONDA, que com ela namora em noites de luar, entrelaçando-a em seus braços, murmurando-lhe o seu Amor, cantando-lhe melodias em belas quedas de água, vizinhas dos velhos moinhos, e dá-nos ao olhar belas imagens de azul e verde, que ao fotógrafo ou ao poeta, sempre ajudará na sua obra.
Que mais dizer?! Que é linda ! Suas ruas, são pequenas ruelas estreitas, onde as crianças do meu tempo corriam descalças e eram felizes!
É de facto a aldeia da Minha Vida, hoje só a visito. Dela saí com 18 anos, mas nunca ela me saíu do coração, agora quando dela me dispeço, o coração bate mais lento e o olhar humedece,
É bela, vale a pena a visita!

E é linda a minha aldeia

E por mais que me invejem
E até a achem feia!
Não há outra assim igual
Meus olhos por ela enternecem!
É a mais bela de Portugal.
Á Srª da Graça
Talvez a beleza ela lhe deva
Hoje quem por ela passa
Não sai, sem que da sua água beba.

Este dito do último verso sempre o ouvi da boca dos nossos antepassados.


LAPAS
Freguesia de TORRES NOVASRIBATEJO

Á MINHA ALDEIA
Minha aldeia
Tens a doçura do tempo ído!
A beleza que afaga e ateia
Meu olhar por ti enternecido!
Trago ao poema este amor por ti
E na memória, ainda aquela menina
Que te ama e sempre te sorri
Quando a ti volta como eterna peregrina!
Deixa, deixa que te ame assim?!
Meu espelho de água meu amor meu Céu!
Em ti nasci, cresci e és para mim!
A chave deste segredo, que é só meu e teu.

Dedicado á minha aldeia - LAPAS-


As fotos foram adquiridas através da internet.


Escrito por: Natalia Canais Nuno
Lapas/Torres Novas/ Santarém

Para comentar, vá ao blogue de origem: http://orquideanegra.blogs.sapo.pt/40705.html
Para votar este post, deixe aqui o seu voto na caixa de comentários.

62 comentários:

  1. É tão Lapa que eu nem aqui dava por ela :)
    mas foi bem descrita e parabéns.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a conhecer a linda Aldeia das Lapas. Além disso, um belo texto e óptima poesia.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Natalia: Parabéns pela tua postagem. Não há nada como a nossa terra! Grande emoção inspira este texto!

    Obrigada por participar nesta blogagem. O seu contributo tornou esta blogagem ainda mais rica.

    Abraço Susana

    ResponderEliminar
  4. Neste jardim à beira mar plantado não há lugares feios! Gostei do texto dando-nos a conhecer a sua aldeia, LAPAS :)*

    ResponderEliminar
  5. Eu voto no texto LAPAS da autoria de Natália Canais Nuno.


    antonioteles@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. Eu voto no texto chamado "LAPAS", da autoria de NATÁLIA NUNO.


    Ausenda Hilário
    http://poemas76.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Eu voto no texto chamado (Lapas da autoria de Natália Nuno. assinado Andreia Padrão andreiapadrao@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno. Muito bem feito. melissa_813@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde. Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Canais Nuno. Parabéns pelo trabalho elaborado. veranuno@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno. PARABÉNS. Vê-se que foi escrito com o coração de quem ama as suas raízes. Milena
    milena.jesus@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Canais Nuno. Belo texto e homenagem. tatianarogues@hotmail.com

    ResponderEliminar
  12. Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Canais Nuno. Ju Costa jerusacosta@yahoo.com

    ResponderEliminar
  13. Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno. Maravilhoso trabalho. mariajoao0704@hotmail.com

    ResponderEliminar
  14. Uma descrição muito real do que era uma aldeia portuguesa e como a infância e a juventude eram vividas... que saudades... já foi há muito tempo!
    Parabéns!
    Eu voto no texto da Aldeia das LAPAS de Natália Nuno.

    email: fteles2@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Maravilhoso trabalho.

    Eu voto no texto da Aldeia das LAPAS de Natália Nuno.

    catia.a.f.pereira@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. Muito intimista vê-se que foi feito com alma e orgulho. Eu voto no trabalho chamado Lapas de Natália Nuno.

    dominguesgm@hotmail.com

    ResponderEliminar
  17. O meu voto vai para o trabalho das Lapas da autoria de Natália Nuno.

    saraelisio@hotmail.com

    ResponderEliminar
  18. Querida Tia mais um maravilhoso trabalho teu. E o meu voto vai para ti. Eu voto no trabalho intitulado Lapas da autoria de Natália Nuno.

    veraelisio@hotmail.com

    ResponderEliminar
  19. Eu voto no texto chamado "LAPAS", da autoria de NATÁLIA NUNO.

    brum-silveira@hotmail.com

    ResponderEliminar
  20. Eu voto no texto chamado Lapas da autoria deNatália Nuno. assinado Ana Elisa ou anae29@hotmail.com

    ResponderEliminar
  21. Eu voto no texto chamado LAPAS da autoria de NATÁLIA NUNO. ritateodoro@htmail.com

    ResponderEliminar
  22. Eu voto no texto chamado LAPAS da autoria de NATÁLIA NUNO. Luis Cadete cadetla@hotmail.com

    ResponderEliminar
  23. Sou pela paz e pela liberdade.
    Não gostei nada de ler alguns comentários feitos a quem teve a feliz ideia desta iniciativa e sou livre de dizê-lo.
    Acima de qualquer prémio, está o orgulho da participação e o sentimento que nos devia unir nesta blogagem (o da amizade) e não o da corrida ao restante.
    Quero agradecer a quem não conheço e que votou bem hajam, pela simpatia.

    Também a minha gratidão á Susana,que me deu a força que fez com que eu não desistisse.
    A todos sem excepção um abraço amigo.
    Natália

    ResponderEliminar
  24. Nas minhas humildes raízes, nessa pequena aldeia que eu tanto amo, aprendi que os valores morais e sentimentais não têm preço.Tudo é singelo e belo, e a sua divulgação vale sempre a pena.
    Por isso logo á partida, só de a dar a conhecer,
    já fico feliz, e LAPAS não será a mesma, saíu do anonimato, estamos as duas, numa harmonia perfeita.

    Parabéns a todos os participantes se eu pudesse
    poria o meu voto em todos vós, porque todas as aldeias são lindas.

    Um abraço
    Natalia Nuno

    ResponderEliminar
  25. Parabéns pela iniciativa. Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno. assinado Teresa Camba, e-mail: teresa.camba@live.com.pt

    ResponderEliminar
  26. Cara Natália
    Gostei muito do seu trabalho e por isso o meu voto vai para si.
    Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno. Sónia Rodrigues soniacvf@iol.pt

    ResponderEliminar
  27. É sempre conhecer coisas que desconhecemos. Parabéns pelo Blog.

    Eu voto no texto chamado lapas da autoria de Natália Nuno. Anónimo novavertente@hotmail.com

    ResponderEliminar
  28. Venho congratular-vos pela iniciativa em homenagear as aldeias do nosso País. De todos os trabalhos, houve muitos que gostei mas, o trabalho das Lapas denota-se que foi escrito com muita alma. Assim sendo:

    Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno. Sergio Ferreira scfjh@hotmail.com

    ResponderEliminar
  29. Por acaso "tropecei" neste blog que muito me alegrou. Parabéns por mostrarem os cantinhos do nosso Portugal.
    Sendo um dos conterraneos de Torres Novas:
    Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno. Joaquim Lazio joela@hotmail.com

    ResponderEliminar
  30. Eu voto no texto chamado LAPAS da autoria de Natália Nuno.
    Marta Martins - martandreamartins@hotmail.com

    ResponderEliminar
  31. Fiquei indecisa entre tantos belos trabalhos. Mas o trabalho Lapas surpreendeu-me pela sua simplicidade.

    Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Sra. D. Natália Nuno.

    Andreia (andreasantosousa@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  32. Sem dúvida nenhuma (e porque os meus Pais são torrejanos) venho votar neste trabalho.

    Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno.

    Caetano
    cliffigo@hotmail.com

    ResponderEliminar
  33. Quero deixar um bem haja á Susana por ter lançado este concurso e á Natália pelo seu trabalho.

    Raquel

    ResponderEliminar
  34. Por lapso não votei...

    Eu voto no trabalho chamado Lapas da autoria de Natália Nuno.

    Raquel raquelcanhas@hotmail.com

    ResponderEliminar
  35. Nem sempre a luz do Sol brilha para nós, mas ainda assim sabemos que está lá... Não alcançamos, à vista desarmada, o outro lado do mundo, mas sabemos que ele existe... A nossa pequenez não nos deixa vislumbrar para além da nossa restrita área de acção, mas nem isso nos impede de sonhar! Sonhemos pois... Mais que sonhar, amemos com desmedida paixão aquilo que é nosso, aquilo que, sendo pequeno, e insignificante, e sem valor, foi, é e continuará a ser, o nosso chão, a terra das nossas raízes, o lastro do nosso orgulho, a fonte da nossa alegria, no regresso, e da nossa tristeza, na partida. E se as lágrimas tiverem que encharcar o rosto e inundar esse chão sagrado, terá valido a pena, porque amar faz bem! Pois só quem ama ri e chora com a mesma intensidade!

    Valeu a pena? Já dizia o poeta: tudo vale a pena quando a alma não é pequena! E ser grata(o), na ausência e na solidão do tempo e do espaço, é ser grata(o) em dobro!

    Parabéns, Natália! Lapas é concerteza hoje uma aldeia "mais grande" (quiz dizer assim), pois com o teu amor, o teu carinho, a tua saudade, tu tornaste-a valorosa entre as valorosas.

    Eu voto no texto chamado LAPAS, da autoria de Natália Canais Nuno.

    Paulo César

    ResponderEliminar
  36. Não consigo, fingir que não passo por aqui, passo sim e de novo tenho que agradecer ás pessoas que não conheço e que ficam no meu coração pela gentileza das palavras que aqui deixam, sobre as minhas tão singelas no texto LAPAS.

    Agora um obrigado muito especial, ao Grande POETA- Paulo César- da minha terra, que tão bem falou do nosso pedaço de chão. Aquele que tanto amamos, porque nós sim, sabemos do que falamos, porque o sentimos de coração.Não consigo deixar aqui expresso em palavras o orgulho que sinto por me deixares ser tua amiga e orgulhosa estou por teres aqui deixado o teu voto. Acredita que foi de ti, que recebi o prémio e LAPAS não esquecerá, fcar-te-á grata, porque tu sim tornáste-a valorosa entre as valorosas.
    Querido amigo, mais uma vez a minha gratidão,
    hoje chorei de alegria.

    Para todos um grande abraço
    Natália Nuno

    ResponderEliminar
  37. Não posso deixar de agradecer igualmente á amiga
    Ausenda, POETA do Blog UTOPIA DAS PALAVRAS, minha amiga virtual,por quem tenho estima e grande admiração pelo valor da sua poesia. Para ela um grande beijinho com todo o meu carinho.

    Natalia Nuno

    ResponderEliminar
  38. Esqueci de agradecer á minha querida sobrinha,
    também o seu voto. Passou entre aqueles que já ficaram no coração, embora não os conheça. No entanto ela sabe, que há um pedacinho de mim que é dela por inteiro.

    Para ti VERA
    Um beijinho grande
    Natalia

    ResponderEliminar
  39. Também eu não poderia deixar de dar o meio apoio.

    Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno.

    Miguel - miguelmartins@netcabo.pt

    ResponderEliminar
  40. Natália

    O meu voto vai para si. E para que não surjam dúvidas:

    Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno. Zé - bananagosmão@hotmail.com

    ResponderEliminar
  41. Parabéns pelo tarbalho.

    Limpem as praias!

    Eu voto no trabalho chamado Lapas da autoria de Natália Nuno.

    Assinado - Brigada do Mar

    ResponderEliminar
  42. Também eu vivo numa aldeia... que infelizmente está cada vez mais esquecida. é de louvar iniciativas como esta. Gostei muito do seu trabalho.

    Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno.

    Filipe - felipemisael@hotmail.com

    ResponderEliminar
  43. Eu voto no texto chamado LAPAS da autoria de NATALIA NUNO.

    TÓ SETOS@HOTMAIL.COM

    ResponderEliminar
  44. Desconhecia esta bela aldeia do nosso Portugal, mas achei enternecedor a homenagem a ela prestada.

    Pelas belas palavras eu voto no texto chamado lapas da autoria de natalia Nuno.

    Zilca (zifra91@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  45. Eu voto no texto chamado Lapas da autoria de Natália Nuno.

    Bela homenagem a todos os Lapeiros.

    Cris
    cristinasalgueira@hotmail.com

    ResponderEliminar
  46. Parabens pelo lindo texto.
    Eu voto no texto Lapas de Natália Nuno

    ResponderEliminar
  47. Eu voto no texto Lapas de Natália Nuno.

    ResponderEliminar
  48. Voto no texto Lapas de Natália Nuno

    ResponderEliminar
  49. Com tal descrição dá vontade de ir conhecer as Lapas. Eu voto no texto Lapas de Natalia Nuno

    ResponderEliminar
  50. Qualquer dia vou até às Lapas!!
    Bonito texto. voto em LAPAS de Natalia Nuno

    ResponderEliminar
  51. Eu voto no tarbalho chamado Lapas da Natália Nuno.

    Ident.: Debora - Email: debu1953@hotmail.com

    ResponderEliminar
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  53. Pelo belo texto, carregado de ternura, nascida duma vivência de infância e juventude que perdura até hoje, com a visão completa do passado histórico, das riquezas agrícolas e duma paisagem poeticamente descrita. Pela emoção de voltar às raízes, que primorosamente nos soube transmitir:
    VOTO NO TEXTO CHAMADO “LAPAS” DA AUTORIA DE NATÁLIA NUNO
    Maria de Jesus

    ResponderEliminar
  54. Eu voto no texto LAPAS porque é linda a descrição
    tal como é a aldeia que eu conheço, de Natalia Nuno

    ResponderEliminar
  55. Eu Margarida, volto para dizer que ainda é dia 28
    são 23 e 45 não sei como está a sair a 29.
    Mas atenção é mesmo a hora que eu digo, sou pequena mas sei ver as horas.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  56. Eu voto no texto "Aldeia da Minha Vida - LAPAS" da autoria de Natalia
    Canais Nuno. Porque me identifico com a descrição do texto que define a
    sua aldeia, e pelas boas lembranças que me traz da minha aldeia.
    Depois, pela poesia em sua palavras

    assinado Alex

    ResponderEliminar
  57. Ganhou uma linda aldeia, com um belo texto e boas fotos, já felicitei o seu autor. Agora e para me despedir de todos que aqui votaram em mim, quero humildemente, agradecer o 3ª lugar na votação, que me encheu de orgulho.Fiquei muito feliz! Eu e as gentes da minha aldeia, que tal como eu amam a terra e se orgulham de nela terem nascido.Ao saberem na Aldeia de LAPAS deste concurso se emocionaram e agradeceram.

    A todos um abraço de muita amizade
    Natalia Nuno

    ResponderEliminar
  58. Susana

    Também á minha querida e simpática menina, eu quero muito agradecer-lhe, foi muito bom para mim sinto-me muito orgulhosa, não sei exprimir a minha alegria, mas foi uma oportunidade, que não vou esquecer, desejo que continue desempenhando o que tão bem sabe fazer, dando a conhecer este Portugal tão bonito e tão nosso.

    Beijinhos amiga, até uma próxima
    Natália Nuno

    ResponderEliminar
  59. Aos meus amigos Poetas, Utopia das Palavras, Paulo César, Sentidamente e inoutyou, um beijo de agradecimento pela amizade que nos une na Poesia e pelo voto.

    Um abraço
    Natalia Nuno

    ResponderEliminar
  60. Natália: o prazer foi todo meu! Convido-a aparticipar na próxima blogagem...quem sabe com outras surpresas ainda melhres.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  61. Gostei, mas o nome da Nossa Senhora da Graça?
    Desconhecia, sempre soube que é a Nossa Senhora da Vitória e em Agosto são as festas em sua honra.

    ResponderEliminar