quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Rua do Mendo

Não tenho autores conhecidos na minha praça…mas já passei por ruas, cujo nome fez-me parar para pensar.

Hoje vou falar de uma Rua, bem romântica que me chamou atenção. É a Rua do Mendo, de Castelo Mendo ( Concelho de Almeida). O nome – Mendo- até é bastante vulgar , mas guarda um dos mistérios da Aldeia. Contam que “Meendus Menedi” era o alcaide da aldeia. Um jovem respeitado e estimado pela povoação, que terá dado o nome à terra e à rua. Mas na realidade, o que passou de boca em boca, de pais para filhos, foi a sua lendária história de amor: do Mendo e da Menda! É tão forte que ainda somos capazes de sentir e visualizar essa paixão na rua. Vejam como:

“(…) Duas figuras petrificadas, viradas de frente, uma para a outra, vivem incrustadas em casas e posições opostas. Separadas apenas por uma rua, apenas permite um olhar eterno e recíproco. “
 in: Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico, edição Olho de Turista

Um cenário, um mistério, um amor impossível… enfim, uma história digna de ser lembrada, à boa maneira do Romeu e a Julieta, embora em versão portuguesa.


O Mendo em cima  e a Menda em baixo

Gostaram? Espero que sim. Brevemente vou partilhar convosco outras ruas com nomes e histórias interessantes! Até lá, estão à vontade para comentar este post e também e  falar da vossa rua...
Beijinhos e até breve!

6 comentários:

  1. Lindo e belo.
    Ola tudo bem???Estamos comemorando e lembrei-me de você. Fazes parte dessa comemoração.
    Conquistar amigos é conquistar a esperança de de ter encontrado mais uma vida, mais um amigo.
    Estou muito feliz em ter você na CURIOSA. Dois anos se passaram e os amigos só foram chegando. Tenho certeza que esta irradiação de pensamento foram se firmando aos longos desse dias, DESSE TEMPO.
    A conquista de NOVOS amigos não é muito fácil. mas graças a DEUS tenho este carinho especial e A graça de conuistar as pessoas. A HUMILDADE, a Honestidade e Sinceridade é que nos aproximaram. Quando o coração é tranparente,tudo fica super fácil.
    Ser verdadeiro com o outro é um Dom. o Dom da Sabedoria.
    Muito obrigada pelo seu carinho e amizade. Estou muito feliz em ter você fazendo parte dessa conquista.
    Amigos são verdadeiros frutos que vamos semeando ao longos dos dias.
    a conquista é como ostra que encontramos submersas e vamos conservando, e deixando ela com um valor imensuravel.
    A amizade é como OURO de longe se vê, é um brilho sem fim...
    Obrigado AMIGOS de diversos pontos do BRASIL, MUNDO...
    Estou feliz em ter vc a meu lado.
    Amigos para sempre é o que nós iremos ser, na primavera ou em qualquer das estações.
    Você pode estar longe, muito longe. Mas por te amar sinto você bem pertinho de mim. Pois mora no lado esquerdo do peito:CORAÇÃO...
    carinhosamente,
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Muitos portugueses ficaram também com o sobrenome Almeida por terem combatido e defendido essa cidade aquando da guerra da restauração.

    ResponderEliminar
  3. Interessante!Castelo Mendo fica mesmo ao lado de Almeida, que também é uma Aldeia Histórica. Provavelmente a época que mais marcou Almeida foi a época das invasões Francesas, onde ficou a expressão "Almate- Alma até Alma"!

    Obrigada pelo seu comentário, Micael!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam á distãncia de 25Km, uma na margem esquerda do Côa e outra da margem direita.

      Eliminar
  4. Olá, Susanita :)*

    Interessante esta descrição histórica! Aprendo sempre qq coisa quando venho até cá eheh

    No meu casarão há actualmente 2 "Mendos" que levam o dia a olharem-se, sabias? E apesar desta situação durar apenas há alguns dias, começa a sentir-se a falta de pelo menos uma ruazita a separar-nos eheheheh

    Estive há dias em Marialva, uma visita relâmpago, como sempre, mas temos em mente visitar Almeida em breve. Depois darei aqui o meu testemunho, prometo!

    Jinhos

    ResponderEliminar
  5. Curtindo este blog que fala das coisas, da gente e dos sentimentos portugueses. Suzana, meus parabéns, menina!

    ResponderEliminar