domingo, 24 de outubro de 2010

Castelo de Manguinhos



“CASTELO DE MANGUINHOS ou PAVILHÃO MOURISCO, assim é conhecido o magnífico edifício localizado no bairro Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Idealizado por Oswaldo Cruz, o edifício é a sede da fundação de pesquisa científica que leva o seu nome e traduz toda a importância de Oswaldo Cruz para a ciência brasileira.

Em 1905, Oswaldo Cruz encarregou o engenheiro e arquiteto português Luís Moraes Júnior de construir ali um imponente edifício — que viria a ser o centro do conjunto arquitetônico de Manguinhos —, com base num desenho tosco que o sanitarista fez de próprio punho e lhe entregou. O prédio ficaria pronto em 1918, um ano depois da morte de Oswaldo Cruz.

O estilo arquitetônico então em voga era o eclético neomourisco. "É o mais bonito", justificava o diretor do instituto. Com quatro pavimentos, o Pavilhão Mourisco, também chamado Castelo de Manguinhos, tem cinqüenta metros de altura por 45 de largura. Em sua construção foram utilizados materiais nobres, trazidos de vários países europeus. As varandas, por exemplo, são revestidas de azulejos portugueses, e o piso, de mosaicos franceses. A escadaria principal, de ferro forjado, tem degraus em mármore de Carrara. O elevador, alemão, instalado em 1909, é hoje em dia o mais antigo em funcionamento no Rio de Janeiro.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1981, o Castelo de Manguinhos é uma das raras edificações em estilo neomourisco ainda existentes na cidade.

A referência decorativa à linguagem neomourisca dos edifícios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) veio do Palácio de Alhambra, localizado na cidade de Granada, Espanha. O acervo da biblioteca de Manguinhos possui desde 1906 um livro de Albert F. Calvert (1872-1946), editado no mesmo ano, no qual o autor transcreve os estudos do arquiteto britânico Owen Jones (1809-1874) sobre as experiências decorativas mouras de Granada, primeiramente publicados em 1837. Tal aquisição revela o esforço de Oswaldo Cruz em captar essa estética e em transmiti-la ao arquiteto da obra. De fato, a linguagem árabe usada por Moraes em Manguinhos segue fielmente os detalhes construtivos e decorativos apresentados no livro.

Texto de Flora Maria do blogue Flora da Serra

2 comentários:

  1. Amiga Flora,
    cá vai o meu comentário e o meu bem haja por nos mostrar o que de bonito há nesse bairro de Manguinhos.

    Castelo, isto? Ora, ora!
    Diria palácio, de fato!
    Sem cão, a amiga Flora,
    resolveu caçar com gato!

    “Seu” Oswaldo, fez o risco,
    e foi uma ideia de truz,
    quis um Pavilhão Mourisco
    mas, o seu nome tem Cruz!

    Mas tal obra, maravilha,
    adivinhem lá quem a fez!
    Só podia ela ser filha,
    de engenheiro português.

    E aqui está como a ciência,
    necessária em toda a parte,
    também mostra imponência
    nesta linda obra de arte.

    Se a importância de Cruz,
    na ciência brasileira,
    é muita, eu aqui a pus
    mas em ar de brincadeira.

    Agora, na Aldeia vou dizer,
    e nos povoados vizinhos,
    coisa muito linda de ver
    é o “Castelo” de Manguinhos!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  2. O castelo ganhou novas cores, das suas torres a noite se ve refletida a cor violeta, dando um ar de mistério e encantamento nos levando ao conto da fadas.

    ResponderEliminar