sábado, 20 de fevereiro de 2010

O CARNAVAL E AS SUAS TRADIÇÕES


O Carnaval é considerado no calendário oficial brasileiro uma das maiores festas populares do mundo, mais animadas e representativas, ou seja um espetáculo a parte. A sua origem já vem dos nossos antepassados, onde as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos, farinha, lança perfume etc. O grande acontecimento acontecia num período anterior a Quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade de expressão. Este sentido de alegria, euforia permanece até os dias de hoje nos blocos de rua. O Carnaval chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países europeus como Itália e França, o Carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao Carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. E começaram a aparecer os primeiros blocos carnavalescos como os Camisas Listradas organizado pelo compositor baiano Assis Valente, cordões e os famosos "corsos". As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades.

No século XX, o Carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o Carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o Carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada. O Carnaval de rua manteve suas tradições originais na região nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o Carnaval no ritmo do frevo e do maracatu, carregando enormes bonecos. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o Carnaval. Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região que cantam e cima dos trios elétrico que surgiram através dos famosos cantores baianos: Osmar e Dodô. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Escrito por Flávia Almas, do blog O Olhar de uma Jornalista


Se gostou deste texto, vote nele de 24 a 28 de Fevereiro. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

3 comentários:

  1. É bom sabermos a origem das coisas ...

    E o Carnaval cresc eu tanto, tanto que ultrapassou fronteiras e regressou de novo à Europa, que nem "pescadinha de rabo na boca"

    Pena que o samba não tenha trazido o calor do Rio, pois aí podem crer que a Cusca Endiabrada não faltaria aos desfiles ihihih

    Parabéns pelo TEXTO

    dentadinhas

    ResponderEliminar
  2. "Pr'ó lado di lá" do Atlântico, aqui vai o meu comentário caloroso, para que não sinta a diferença de temperatura!

    E esta bela descrição,
    acerca deste Carnaval,
    nos diz que a tradição
    foi levada de Portugal!

    Portugal foi o primeiro
    a exportar seu Carnaval
    e agora é o brasileiro
    que “invade” Portugal?

    É um Carnaval bem despido
    até parecendo algo louco
    mas, está fazendo sentido,
    eles estão dando o troco!

    No Brasil, e em Portugal,
    tudo está em evolução,
    muda tudo, e o Carnaval
    não é nenhuma excepção!

    O Carnaval foi crescendo
    e, eu digo que é natural,
    se as pessoas vão vivendo
    então, que viva o Carnaval!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  3. Olá Flávia!
    É interessante ver o empenho e a dedicação,até a paixão que o povo brasileiro põe no seu Carnaval.É um amor diferente do nosso por essa quadra.E mesmo triste,os brasileiros fazem a festa.É de louvar :)
    Feliz Carnaval!

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar